A reciclagem de materiais está cada vez mais presente no cotidiano da população. O processo de reciclagem gera diversos benefícios para a população, no caso da borracha, por exemplo, ajuda a preservar a natureza, evitando a degradação do solo.
Reciclar e recuperar pneus usados. Esse é o tema que vamos abordar neste artigo.
Como é feita a reforma dos pneus?
A reforma do pneu é feita com um pneu usado que através da reutilização da carcaça do pneu são inseridos novos elementos de borracha nas faces externas à sua carcaça.
Os pneus remoldados são submetidos a uma reestruturação cautelosa para reforçar sua estrutura e sendo a parte externa revestida por uma nova camada de borracha, dessa forma, eles devem perder a identificação do fabricante original e o reformador passa a ser o responsável pelo produto conforme ele será colocado no mercado.
Quais são os tipos existentes de reformas de pneu?
Existem três métodos distintos para a reforma de pneus para uso em veículos rodoviários:
- Recauchutagem – esse é o processo de raspagem da banda de rodagem antiga e aplicação de uma nova banda somente no topo do pneu. Podendo ser feita em dois processos: quente e frio.
- Recapagem – Processo pelo qual um pneu é reformado pela substituição de sua banda de rodagem e dos seus ombros laterais, em processo semelhante à recapagem.Todos os pneus saem da fábrica com a estrutura necessária para receber a recapagem.
- Remoldagem – quando um pneu usado recebe uma nova banda de rodagem. O pneu é reaproveitado, as empresas coletam aqueles que já estão em péssimas condições de uso para dar nova vida e voltar ao mercado, gerando benefícios ao meio ambiente
Qual é o procedimento correto para analisar os pneus sucateados?
O primeiro passo antes de iniciar os exames é preencher o formulário de sucateamento com os devidos dados do pneu e a respectiva profundidade de sulco remanescente.
Em seguida, inicie o exame pela área da banda de rodagem e verifique o que ocasiona a retirada de pneus de serviço. Se encontrar, o recomendado é marcar com um giz.
Ao concluir o exame na banda de rodagem verificando toda a circunferência do pneu, utilizando a mesma operação, examine as laterais. Depois, só repetir o processo examinando as áreas dos talões. Por fim, o processo é finalizado com o exame inspecionando a área interior do pneu.
Os elementos encontrados são apresentados em um guia de referência, com identificação do código de dano, as causas prováveis e por último os respectivos conselhos e destinos.
Como a reforma de pneus proporciona vantagens tanto para o meio ambiente quanto para a economia?
São incontáveis as vantagens de reforma dos pneus, a principal delas é a economia de dinheiro de até 70% do valor em relação a um pneu novo. Além disso, evita-se o descarte de carcaças para destinos inseguros.
Há ainda um outro benefício que é o oferecimento de segurança ao usuário. Para isso é importante você procurar reformadoras seguras e auditadas pelo Inmetro.
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O Grupo JR oferece segurança no serviço de reforma de pneus através da JR Pneus Reformadora. Com três décadas de experiência no mercado, com mais de 20 unidades espalhadas pelo Brasil, o Grupo JR comercializa pneus novos e reformados. Procure a loja mais perto de você!
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