A importância da reciclagem de pneus
13 de dezembro de 2021

Assine nossa newsletter

A reciclagem de materiais está cada vez mais presente no cotidiano da população. O processo de reciclagem gera diversos benefícios para a população, no caso da borracha, por exemplo, ajuda a preservar a natureza, evitando a degradação do solo.

Reciclar e recuperar pneus usados. Esse é o tema que vamos abordar neste artigo. 

Como é feita a reforma dos pneus? 

A reforma do pneu é feita com um pneu usado que através da reutilização da carcaça do pneu são inseridos novos elementos de borracha nas faces externas à sua carcaça.

Os  pneus remoldados são submetidos a uma reestruturação cautelosa para reforçar sua estrutura e sendo a parte externa revestida por uma nova camada de borracha, dessa forma, eles devem perder a identificação do fabricante original e o reformador passa a ser o responsável pelo produto conforme ele será colocado no mercado.

Quais são os tipos existentes de reformas de pneu?

Existem três métodos distintos para a reforma de pneus para uso em veículos rodoviários:

  1. Recauchutagem – esse é o processo de raspagem da banda de rodagem antiga e aplicação de uma nova banda somente no topo do pneu. Podendo ser feita em dois processos: quente e frio.
  1. Recapagem – Processo pelo qual um pneu é reformado pela substituição de sua banda de rodagem e dos seus ombros laterais, em processo semelhante à recapagem.Todos os pneus saem da fábrica com a estrutura necessária para receber a recapagem.
  1. Remoldagem –  quando um pneu usado recebe uma nova banda de rodagem. O pneu é reaproveitado, as empresas coletam aqueles que já estão em péssimas condições de uso para dar nova vida e voltar ao mercado, gerando benefícios ao meio ambiente

Qual é o procedimento correto para analisar os pneus sucateados?

O primeiro passo antes de iniciar os exames é preencher o formulário de sucateamento com os devidos dados do pneu e a respectiva profundidade de sulco remanescente.

Em seguida, inicie o exame pela área da banda de rodagem e verifique o que ocasiona a retirada de pneus de serviço. Se encontrar, o recomendado é marcar com um giz.

Ao concluir o exame na banda de rodagem verificando toda a circunferência do pneu, utilizando a mesma operação, examine as laterais. Depois, só repetir o processo examinando as áreas dos talões. Por fim, o processo é finalizado com o exame inspecionando a área interior do pneu.

Os elementos encontrados são apresentados em um guia de referência, com identificação do código de dano, as causas prováveis e por último os respectivos conselhos e destinos. 

Como a reforma de pneus proporciona vantagens tanto para o meio ambiente quanto para a economia

São incontáveis as vantagens de reforma dos pneus, a principal delas é a economia de dinheiro de até 70% do valor em relação a um pneu novo. Além disso, evita-se o descarte de carcaças para destinos inseguros. 

Há ainda um outro benefício que é o oferecimento de segurança ao usuário. Para isso é importante você procurar reformadoras seguras e auditadas pelo Inmetro. 

Conte com o Grupo JR

O Grupo JR oferece segurança no serviço de reforma de pneus através da JR Pneus Reformadora. Com três décadas de experiência no mercado, com mais de 20 unidades espalhadas pelo Brasil, o Grupo JR comercializa pneus novos e reformados. Procure a loja mais perto de você!

Conheça nossos negócios

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.